segunda-feira, 13 de outubro de 2014

A influência das cores

Sabemos que as cores podem ter interpretações diferentes de cultura para cultura. Todas as cores têm um significado e possui grande influência em nosso estado de espírito, humor e em nosso astral.

A cor da pele e do cabelo determina a escolha das cores para o vestuário, deixando a pessoa mais radiante ou clean. Pessoas de pele escura devem evitar o preto ou marrom perto do rosto, devem tentar quebrar com detalhes claros na gola ou echarpe.


As cores quentes aproximam o objeto, como é o caso do vermelho, do laranja e do amarelo. As cores frias tornam o objeto menor e distante e são repousantes, como exemplo os tons de azul, verde e rosa. As cores neutras como o preto, branco, marfim, gelo, pérola, palha ou areia combinam com tudo. Sempre usar no máximo três cores para o conjunto ficar harmonioso. Melhor ainda quando duas cores são neutras.

Lembre-se que as cores sóbrias e opacas são repousantes ou depressivas e as cores brilhantes podem ser estimulantes, alegres, cansativas e até irritantes.

Hoje em dia temos diversidades de cores, tecidos, rendas, couros, malhas e padronagens geométricas que podem ser mescladas para compor um look equilibrado. Bom senso é a palavra chave na hora de criar um visual estiloso. Tenha a certeza de que o clean é o mais elegante.



Jogo de cores e dicas:
- Tecidos com estampas graúdas, xadrezes e bolas, marcam, chamam atenção e engordam.
- Tecidos com estampa felina, presentes em looks modernos e despojados, não são indicados para o trabalho, pois dão conotação de sensualidade.
- Tecidos lisos compõem mais fácil com diversos tipos de acessórios. O esquema monocromático (diferentes tons da mesma cor) é o mais seguro.
- No trabalho as cores indicadas são as discretas e neutras que não chamem atenção. Pode-se dar um toque no visual usando detalhes coloridos em bolsas, sapatos, lenços, echarpes, etc.
- Preto ou azul marinho com branco ou vermelho são combinações que sempre funcionam muito bem.
- Investir em opostos complementares é a chave para combinar cores fortes e, a dica para equilibrar a produção, é usar a cor nude, palha, castor ou terra.
- Tons delicados fazem mix sem restrição, mas pedem contraponto com uma peça de cor vibrante para dar vida à produção.

- O floral retrô miúdo, quase sempre presente no gênero Esporte ou Esporte Fino, com o máximo de três tons ou monocromático são chiquérrimos.