quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Jeans, como não usá-los

Os trajes transmitem organização, confiança, refletem a personalidade e influenciam nos contratos profissionais.
A roupa é o elemento que revela no primeiro momento se você está integrada no seu círculo profissional. Foi criado em 1873 por Levi Strauss como uniforme para mineiros.
Logo em seguida foi usado para uniforme de trabalhadores rurais e frentistas de postos de gasolina. Mais tarde, a jardineira jeans com bolso foi uniforme de operários. Hoje o jeans para muitos é roupa prática e duradoura, para fins de semana, viagens, passeios e para o dia-a-dia em ambientes descontraídos. Devido ser uma roupa pratica e funcional, revolucionou a moda e o jeito de vestir. Foi popularizado pelos atores James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando. Nos anos 50, as calças capri, com barras na altura do tornozelo viraram hit pois foi usado pela princesa Grace Keli, em férias em balneário italiano. E em 1956 Brigitte Bardot, imortalizou o vestido jeans estilo chemesier no filme “ Deus criou a mulher”

O clássico é a jeans básico sem lavagem (blue jeans) que vem evoluindo na modelagem, nas cores, resinados, com aspecto brilhante, cintura baixa e cintura alta. Virou para muitos um coringa.

Devem ser usados com muito bom senso e lembrarmos sempre que é uma peça do gênero esporte.

Para usá-los no trabalho, primeiro observe onde trabalha e se o ambiente é informal.


A roupa deve combinar com a personalidade e estilo da empresa. Adquira jeans de bom corte e que lhe caia bem, valorizando seu corpo. Modelos variam com as tendências da moda mas o clássico, o básico, o reto, combinam com quase tudo e é mais perene. Fica bem com blaizer, regatas, blusas, camisas e compõem também com camisas de seda.

Caso seja adepta e goste de usá-los a noite em encontros informais, casuais, countryes, happy hour com amigos, valorize-o com acessórios atraentes.

Recentemente a atriz Catie Holmes difundiu a tendência do jeans “boyfriend”, ou calça namorado, modelo bem folgado com barra dobrada.

Lembre-se que o jeans esta fora do tapete vermelho do Oscar do black tie, é uma roupa informal.

Para alongar a silhueta peças sem lavagem, clássicos, retos, cinturados ou cintura alta.


Pode-se usar jeans com jeans, saiba coordenar as peças num look chique, outro highlight da temporada, formula muito usada com lavagens diferentes. Um look total blue denin 

Que cores?

Azul escuro, marinho, preto, azul celeste e até branco, muito usado no verão “ white jeans” versão da sarja branca que compõe bem com regatas ou malhas. Lembre-se para quem trabalha nos segmentos comerciais, jurídicos, financeiros ou é um profissional liberal, a roupa ainda conserva certa formalidade, procure evitar o jeans. 

Seu estilo é a mensagem que você passa para as pessoas e o mundo. Como diria o rei da alta costura Yves Saint Laurent “ Gostaria de ter inventado o blue jeans, é a peça de roupa mais espetacular, pratico, casual e despretensioso. Ele consegue ter ao mesmo tempo, personalidade, modéstia, sex appeel e simplicidade. Tudo que procuro colocar em minhas roupas.”

Na atualidade produtos com o denim são usados para diversas modelagens, como vestidos, bermudas, saias, regatas, com diversas cores e lavagens.

Evite:

· Os que não combinam com seu tipo físico;

· Os espalhafatosos, exagerados, os fluorecentes ou coloridos demais, cuidado, podem durar apenas uma temporada.

Aposte:

· Os que enriquecem o seu visual (seja da marca que for)

· Os clássicos e discretos, que duram por mais tempo.

Maria Ines Borges da Silveira, Ministra cursos e Palestras de Etiqueta Empresarial Corporativa e Cerimonial, saiba mais fazendo um dos cursos de etiqueta ou lendo meu livro " Viver com Elegância Não é Difícil"