sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A felicidade está dentro de nós



A felicidade depende do nosso estado de espírito, da nossa cordialidade e solidariedade. Na verdade, é uma troca: o que você oferece você recebe de volta. A felicidade não está sozinha, é compartilhando que aprendemos a ser felizes. Pequenos gestos como dizer “bom dia”, ”por favor” ou pedir desculpas, demonstram educação e respeito pelo próximo, harmonizando o convívio em sociedade.

O Príncipe Henry Sixty de Bourbon Parme ao prefaciar meu livro “Viver com Elegância não é Difícil” refere-se a pequenos gestos e atitudes elegantes. Ele comenta que a rainha Maria Antonieta ao pisar distraidamente sobre o pé do seu carrasco no momento em que subia o cadafalso, teve a sublime delicadeza de pedir desculpas, antes de morrer enforcada. Outra referência que o Príncipe faz em meu livro é o savoir-vivre (saber viver - boas maneiras) – que é a junção de uma sólida educação e valores morais para saber viver dignamente, diferentemente de voulouir exister ou “querer apenas existir”. 

A Etiqueta está diretamente ligada à felicidade. A boa educação faz com que nós tenhamos melhores relacionamentos. No âmbito profissional, por exemplo, está provado que não basta só competência e conhecimento – o bom relacionamento é a chave do sucesso.

Para uns a felicidade está num abraço fraterno, num sorriso, num bom diálogo. Para outros, a reunião com familiares e amigos é um motivo de contentamento. Há ainda aqueles que encontram a felicidade adquirindo objetos de desejo. E porque não dizer da imensa felicidade ao encontrar um grande amor?